Mostrando postagens com marcador superfaturamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador superfaturamento. Mostrar todas as postagens

domingo, 10 de maio de 2020

CORONAVIRUS. O que é melhor, lockdown horizontal ou vertical?


Por Carlos Parrini ... 

Charge: Isolamento. -


O que está por trás desse discurso do que poderia ser a melhor maneira de se enfrentar o virus?
O elemento surpresa foi o fator determinante para se escolher o lockdown horizontal. Surpresa por nao esperar-se um nivel tão grande de letalidade do CODIV-19. Isso porque a infra-estrutura hospitalar nao estava preparada para receber tantos doentes em tao pouco tempo, com problemas respiratorios. Nao haviam respiradores suficientes, EPIs, exames de diagnosticos rápidos, vacinas e nem protocolos de administraçao de medicamentos supostamente indicados como soluçao, tipo a Hidroxicloroquina e outros suplementos.

Cartunista Zappa on Twitter: "#Charge por @cartunistazappa #BomDia ...


Acreditava-se que o isolamento social seria a soluçao, mas dois meses depois o que já está sendo divulgado é que foi perda de tempo e dinheiro pois mesmo quarentenados, as pessoas continuaram morrendo.
Estão chegando a conclusao de que morrem-se mais isolados em casa do que trabalhando.

Vejam o levantamento, realizado na última semana nos Estados Unidos, onde foram entrevistados 1.000 pacientes que estão em observação em 113 hospitais do Estado de Nova York.



Mas isso não é apenas teórico. Vejam no meu caso: Vivo a alguns anos na Bélgica, um pequeno país europeu com um pouco mais de 11 milhoes de habitantes, onde a partir de 15 de março, resolveram impor o lockdown horizontal em prevençao a pandemia que se iniciava e que já havia provocado 20 óbitos. 
Dois meses depois do inicio deste confinamento total e rigoroso, a Belgica já conta com mais de 9.000 óbitos. Na próxima semana (11/05.2020) terminarão com a quarentena. Daí vem a pergunta: Valeu a Pena?



Vejam que os mais pessimistas acreditavam até em milhoes de mortos no Brasil e em outros países. 
Mas o que se tem de fato é que o virus arruinou as economias e, ao que tudo parece, os corruptos e aproveitadores foram os maiores beneficiados, tanto pela pandemia, como pelo isolamento exposto. Abriram-se milhares de covas, compraram milhoes de caixoes, gastaram bilhoes em equipamentos e acessorios para supostamente socorrer a populaçao. 

Concluindo: Esta pandemia, que poderia ser considerada apenas uma gripezinha, comparada a Gripe Espanhola que matou só no RJ mais de 15 mil pessoas, ñao está matando tanto mas está acabando com tudo. O Isolamento obrigatorio só acelerou isso...

Charge do Amarildo: Pânico, Boliche e o Coronavírus | A Gazeta


Carlos Parrini... 
Consultor de empresas e escritor.

.

terça-feira, 25 de março de 2014

BOMBA! Até agora, #DILMA já deu prejuízo de R$ 262 Bilhões nas Estatais.

Por Carlos Parrini ... 

Para quem acha que a Refinaria de Pasadena onde perdemos mais de US$ 1 Bilhão era muito, imaginem a Refinaria de Abreu e Lima no PE que ia custar 4 BI e já está nos 41 Bilhões? E assim o Governo do PT vai acabando com o Brasil. Dizem até que isso é de propósito para que as Estatais sejam vendidas por mixaria.
Só para vocês terem uma ideia, as estatais já perderam R$ 262 Bilhões desde que a Dilma assumiu, sem contar com os prejuízos que Lulinacio deu.
Eles são tão patifes que venderam a Estatal Eletronet por R$ 1,00 para um laranja de José Dirceu, lembram? (Vejam AQUI). A mesma coisa fizeram com a VARIG. Deixaram a empresa quebrar, dois laranjas de José Dirceu compraram  a massa falida por 25 milhões e venderam para a Gol por R$ 600 milhões, lembram? E deverão fazer a mesma coisa com a Petrobrás. Adivinhem quem a comprará por mixaria? Os Chineses via Zé Dirceu, Claro.
E podem ter certeza que, assim como as ações da OGX de Eike Batista hoje valem o preço de uma bala, nossas estatais seguirão no mesmo caminho. Olhem que Eike, bem ou mal, era um empresário que ficou entre os maiores do mundo e acabou quebrando. Imaginem Dilma que faliu sua lojinha de R$ 1,99 e não tem competência nenhuma e ainda anda com diplomas comprados, vai fazer com nossas estatais?
Realmente Pasadena é apenas prejuízo de um pirulito, comparado com os demais que o PT está nos dando.


Vejam os comentários:

CONHEÇA A HISTÓRIA E ENGODO DA REFINARIA DE ABREU E LIMA.
Talvez um caso tão vergonhoso quanto o caso da refinaria de Pasadena.E mais oneroso, claro!
Talvez o maior escândalo envolvendo o governo brasileiro e uma refinaria não seja o caso da de Pasadena. Pouco se fala história da refinaria de Abreu e Lima, mais pertinho, em Pernambuco. Estava prevista para custar R$ 4 bilhões, sendo que Hugo Chávez pagaria a metade. E seria inaugurada em 2009. Vai custar R$ 41 bilhões, quase 20 bilhões de dólares. A Abreu e Lima será a refinaria mais cara do mundo. Ainda não está pronta por ter ficado anos parada por suspeita de superfaturamento.

Fonte: Democratas


AÇÕES EM QUEDA LIVRE

Estatais perderam R$ 262 bilhões no governo Dilma
Desde que Dilma assumiu a presidência, Petrobras, Eletrobrás e Banco do Brasil registraram juntas uma queda de 52% no valor de mercado

24 de março, 2014

Desde que Dilma Rousseff assumiu a presidência, em janeiro de 2011, Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil perderam juntas R$ 262,1 bilhões em valor de mercado. As informações são de um levantamento feito na semana passada pela empresa de consultoria Economática.

Segundo o levantamento, em dezembro de 2010, último mês do mandato de Lula, as empresas valiam juntas R$ 496,3 bilhões. Comparado com os números atuais, o valor de mercado das três empresas juntas registrou uma queda de 52%.

A Petrobras fechou 2010 com o valor de mercado avaliado em R$ 380,2 bilhões. No último dia 19 de março, a petrolífera brasileira estava valendo $ 169,9 bilhões. De acordo com a Economática, é uma perda de R$ 210,3 bilhões (55,3%) de seu valor.

A Eletrobras, que há três anos valia R$ 26,2 bilhões, na semana passada estava valendo R$ 8,5 bilhões, uma queda de R$ R$ 17,7 bilhões (67,5%) no valor das ações.

Já o Banco do Brasil caiu de R$ 89,8 bilhões, no final de 2010, para R$ 55,6 bilhões registrados na semana passada. Os números representam uma perda de R$ 34,2 bilhões (38%) do valor de mercado.

Segundo especialistas, o ano eleitoral pode tornar o cenário na Bolsa de Valores ainda pior, já que o risco de apagão, inflação e fraco crescimento econômico podem acirrar ainda mais a disputa pela presidência.

Fontes: O Globo-Estatais perderam R$ 262 bilhões em valor de mercado desde o início do governo Dilma |http://opiniaoenoticia.com.br/brasil/estatais-perderam-r-262-bilhoes-no-governo-dilma/



DILMA ATOLOU A PETROBRÁS NA LAMA

"A grande verdade é que o PT nos acusou ao longo de décadas de querer privatizar a Petrobras. Quem privatizou a Petrobras foi o PT, levando a empresa a ter um prejuízo de R$ 200 bilhões. O que queremos, nós do PSDB - e falo como presidente do partido - é reestatizar a Petrobras, tirá-la das mãos de um agrupamento político que dela se apoderou, tirá-la das mãos de um partido político, para entregá-la de novo ao interesse do país, interesse da sociedade brasileira. Isso serve para a Petrobras, serve para a Eletrobras. É uma vergonha o que está acontecendo hoje no Brasil." - Aécio Neves


DILMA já deu prejuízo de R$ 262 Bilhões nas Estatais, Estatais perdem 52% do valor de mercado, ações de estatais despencam, superfaturamento, desvio de dinheiro  publico, corrupção, PT, Petrobrás, charge petrobrás

sábado, 27 de julho de 2013

INCRÍVEL! Palácio do Planalto vai comprar 1,5 Toneladas de Pães de Queijo para os Lanchinhos.

Por Carlos Parrini ... 

Vai ter pão de queijo pra dar e vender no Palácio do Planalto. Podem ter certeza que isso não encherá a Barriga da Presidência, mas sim, encherá os bolsos de quem mandou comprar esses pãezinhos superfaturados, claro. Superfaturados no preço e na quantidade. (Me faz lembrar o Sarney que mandou pagar R$ 385,00 por cada xicrinha de café servida no Congresso ou as centenas de bois que Renan Calheiros mandou comprar num pequeno açougue com dinheiro público. Mas está tudo em casa, afinal eles se amam. Ainda dizem que não sabem porque o povo está quebrando tudo nos protestos). 
Enquanto isso, muitos de nossos irmãos Nordestinos continuam comendo calangos, tamanduás e ratos rabudos. Essas são as misturas que usam para dar sustância as três refeições diárias, que Lulinácio disse ser possível terem, depois que foram promovidos para a crasse média com 70 Reaus.
Tenho certeza que esses pães de queijo, seriam uma ótima sobremesa para aqueles que acreditaram nesses desumanos e ... cala-te boca. 

Vejam o Babado:

1,5 tonelada de pão de queijo


Na mesa de Dilma
O Palácio do Planalto vai gastar 60 000 reais para incrementar o lanche: pretende desembolsar cerca de 18 000 reais só na compra de 1,5 tonelada de pão de queijo, pequenos e grandes, com e sem alho. Cada saco de um quilo vai sair a dezoito reais.
Mas a lista elaborada para abastecer as copas do Palácio do Planalto tem queijo para todos os gostos: gouda (420 reais por dez quilos), roquefort (1 120 reais por vinte quilos), passando pela muçarela normal (meia tonelada a 9 900 reais) e light (6 492 reais por 256 quilos), grana padano (2 760 reais / quarenta quilos), coalho (580 reais / vinte quilos) e ricota (159 reais / dez quilos).
Há ainda 100 quilos de peito de peru defumado a 3 800 reais.
Para beber? Suquinho. A presidência também está em busca de cerca de 4 000 sacos (100 gramas) de polpa de frutas – morango, açaí, amora, cacau, cupuaçu e siriguela – por 7 000 reais aproximadamente.
Por Lauro Jardim

Palacio do Planalto vai comprar 1 tonelada e meia de pão de queijo, pao de queijo, charge pão de queijo, Blogosfera, corrupção, PT, acorda Brasil, superfaturamento, desvio de dinheiro  publico, fome, miseria

domingo, 12 de maio de 2013

#BOMBA! Custo de BELO MONTE passou de R$ 16 Bilhões para R$ 30 Bilhões.

Por Carlos Parrini ... 

Se tem uma obra que é fácil notar que estão desviando dinheiro público na maior cara de pau, é a da Hidrelétrica de Belo Monte. Além de só funcionar 6 meses por ano por causa da seca dos rios, tem esse Mega Superfaturamento. Os estádios de Futebol já custaram R$ 52 Bilhões. O Trem Bala não querem fazer por menos de R$ 50 Bilhões. A refinaria de Abreu e Lima que deveria custar R$ 4 Bilhões já custa R$ 40 Bi. Vocês acham que essa porcaria de Belo Monte sairá por menos de R$ 50 Bilhões quando temos entre os administradores da Nação os maiores corruptos da história do Brasil? Notem que a Hidrelétrica de Itaipú que é considerada uma das 7 maravilhas do mundo moderno, custou apenas R$ 25 Bilhões.

De 6 em 6 meses faltará energia em Belo Monte. Essa será a solução.

Enquanto os bandidos estão no poder, essa é a hora que tem de superfaturarem qualquer obra seja de hidrelétricas, trens balas ou maracanãs. Só não é hora de executarem obras para acabarem com a seca no Nordeste pois, além de jamais se esgotarem os recursos que deveriam ir para lá e são desviados, a seca faz parte do controle de natalidade para evitar que haja explosão demográfica nos sertões. Ademais, os que morrem no deserto são poucos votos que se perdem. Mas os que vivem em locais onde tem maracanãs, trens balas e hidrelétricas, tem uma infinidade de votos e dinheiro para desviarem.

Em Belo Monte os bandidos tem direito a escolta.

Vejam o Babado divulgado pelo ESTADÃO:

Orçado em R$ 16 bilhões, custo da Usina de Belo Monte já supera os R$ 30 bilhões

Aumento dos gastos para a construção da terceira maior hidrelétrica do mundo, no Pará, é provocado por fatores como custos ambientais maiores e as paralisações frequentes, fruto de protestos indígenas e de greves por melhores condições de trabalho


11 de maio de 2013 | 23h 00





segunda-feira, 11 de março de 2013

A verdade sobre a Copa do Mundo. Vale apena assistirem.

Por Carlos parrini ... 

Gente! Se vocês não sabem Brasilia quase não tem futebol, mas mesmo assim tem a reforma do estádio mais caro do Brasil. Estão gastando lá R$ 1.5 Bilhão para ter dois jogos da copa. Isso porque estão reformando, imaginem se fosse novo! Sabem quando o estádio vai recuperar essa verba? NUNCA. Pelo menos o Maracanã vai levar 200 anos para recuperar o investimento, nem sei se a terra existirá até lá ou se o futebol ainda vai ser lembrado que existiu um dia. Mas o fato é que estão exagerando nos superfaturamentos e corrupções nas Obras. Em especial, essa reforma do Mané Garrincha de Brasília deveria custar a fortuna de R$ 750 milhões inicialmente (O preço do estádio da África do sul que tem 90 mil lugares e foi construído novinho para a Copa) e já está em R$ 1,5 Bi. Não se esqueçam que Brasilia é governado pelo PTista Agnelo Queiroz, acusado de corrupção e de participar dos esquemas de Carlinhos Cachoeira e Delta, tal qual  Sérgio Cabral do Rio, que inclusive é amigão de Cavendish e que continua contratando a DELTA do hermano, a quem pagou R$ 800 milhões só no ano passado.
Enquanto isso, mesmo Dilma jurando de pés juntos que acabou com a miséria, a seca continua assolando o nordeste. Eles estão sendo obrigados a comerem carne de tamanduá e rato-rabudo para não morrerem de fome pois seus bois, cabras, porcos e galinhas, já morreram de sede faz tempo. Como R$ 70,00 do bolsa esmola pode ajudar nessa seca? Isso só dá para comprar cigarro e cachaça, um pouco de rapadura e um punhado de farinha. E a cesta básica que custa mais de R$ 300,00? Para essa não há dinheiro, só para a copa, ou melhor, para a corja.

Vejam o vídeo e caiam na real, por favor!



Quem vota nesses safados, nem deve falar. Só pastar, infelizmente.

domingo, 10 de março de 2013

#BOMBA! Classe média do #LULA come Rato Rabudo para matar a fome (Cuidado).




Vocês estão vendo a charge acima? Pois é, essa é uma promessa que vem desde Pedro II. Só que naquela época não havia tanta fartura de dinheiro, aliás, até bem pouco tempo não circulava tanto dinheiro no Brasil. As obras, mesmo as faraônicas, não chegavam a R$ 1 Bilhão. Hoje não custam menos de R$ 10 Bi. Vide a Transposição do São Francisco, Hidrelétrica de Belo Monte, Obras da COPA, entre outras. Se a ponte Rio Niterói fosse construída na administração do PT, não sairia por menos de R$ 100 Bi. Vejam o trem bala que as empreiteiras camaradas não querem construir por menos de R$ 50 Bi. 
O Brasil está cheio de dinheiro. Só no Governo Lula a corrupção levou R$ 70 Bi, os Marketeiros levaram outros R$ 10 Bi, ele doou mais de R$ 7 Bi para países companheiros, deu R$ 10  Bi para o FMI, gastou R$ 8 Bi com as Obras do São Francisco que, além de não estarem prontas até hoje, terá de ser refeita. Gastou R$ 8 Bí com a ferrovia Norte-Sul que, além de não estar pronta, terá de ser refeita pois em diversas curvas acentuadas, os trens vão descarrilhar. Está gastando R$ 40 Bi em refinaria do PE que não deveria custar mais de R$ 5 Bi.
Esses dias Dilma veio em cadeia de rádio e TV dizendo que acabaria com os impostos da cesta básica, depois de ter vetado essa ideia do PSDB no ano passado. Também gastou dinheiro público para fazer campanha eleitoral se aproveitando do Dia Internacional da Mulher. Mais uma vez mentiu dizendo que acabou com a miséria e os miseráveis que ainda existem, ninguém sabe onde está. Mas estão todos debaixo do nariz dela, vejam só:
Em plena Recife um chefe de família foi fazer a feira do dia no lixão, para alimentar os filhos com comida que nem prestava para porcos. Na volta, foi assaltado por outro mendigo. Ele deu metade do entulho para o outro faminto que não se contentou com as poucas migalhas e assassinou o pai de família. Não acredita? Leia AQUI
Na terra de Lula, as pessoas estão caçando tamanduá para matar a fome. Não acredita? Leia AQUI,
No sertão, animais e pessoas estão morrendo de sede. Dilma mentiu dizendo que vai investir R$ 30 Bi para o combate  da seca, mas esconde que já investiram R$ 8 Bi na transposição do São Francisco com obras que não prestam. Mas certo mesmo é que além do fracasso dessas obras é Dilma doar dinheiro para combate da seca lá na África. Não acredita? Leia AQUI. Até a Palestina daqueles homens bomba da faixa de Gaza, o PT doou nossa grana. Não acredita? Leia AQUI.
Em suma, apesar de tudo isso dito acima, Dilma ainda debocha de nossa cara torrando nosso dinheiro viajando com dois jatinhos, levando Lula e o fotógrafo dele, junto com a metade da torcida do Flamengo, para o enterro do criminoso caudilhista Hugo Chaves. Se vocês acreditam no que ela diz, pelo menos os órgãos internacionais já perceberam a enganação e estão denunciando que a desigualdade no Brasil continua entre os piores do mundo. Não acredita? Leia AQUI.
O Brasil tá mal gente. Podem acreditar. Pior que a gastança desenfreada e roubalheira é saber que ela torrou R$ 1 Trilhão com o PAC e o Brasil ainda está dando marcha a ré. O PIB ano passado não cresceu nem 1%, pior que os Estados Unidos onde a crise corre solta. A Petrobrás está tendo prejuízos recordes tendo que aumentar os preços dos combustíveis para o povo pagar por isso. Vendendo poços de petróleo por mixaria ou entregando-os para camaradas como Eike Batista se tornarem os homens mais ricos do mundo, entre outras.
Mas não fiquem tristes, mesmo sabendo que nossa dívida interna tenha levado 500 anos para chegar a R$ 800 Bi e só o PT sozinho te-la elevado para R$ 2 Tri. A Copa do mundo está chegando e logo tudo será esquecido e Dilma reeleita com a força de vocês,  José Dirceu, Lula, Sergio Cabral, Sarney, Renan, Maluf, Cavendish, entre outros.
Da charge que comentei no início, uma coisa é certa: embora do  Pedro II não tenha acabado com a seca por não ter dinheiro na época, deve estar se revirando no túmulo por saber que hoje o Brasil tem e as pessoas continuam morrendo de sede e fome.
Vamos torcer para o Brasil ganhar a copa? Me tirem dessa pois eu vou torcer para que Deus proteja as próximas vítimas desses FDPs.
Brasil rico não é um país sem miséria. Brasil rico é um país sem corrupção.

Vejam mais este absurdo que desmente a Dilma de que acabou com a miséria e não sabe ainda onde estão os miseráveis:


Moradores do Piauí comem rato-rabudo para matar fome na seca

Aliny Gama
Do UOL, em Assunção do Piauí (PI) 10/03/13

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/03/10/moradores-do-piaui-comem-rato-rabudo-para-matar-fome-na-seca.htm

Divulgação/College of Computer, Mathematical & Natural Sciences/Universidade de Maryland (EUA)
O rato-rabudo, também conhecido em partes do Nordeste como punaré ou rato-boiadeiro
O rato-rabudo, também conhecido em partes do Nordeste como punaré ou rato-boiadeiro


Vejam mais detalhes abaixo:





segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

#BOMBA! PRIVATARIA PTISTA da prejuízo de mais de US 1 BI a PETRO.

Por Carlos Parrini ... 

Como falamos AQUI os investidores da Petrobrás estão querendo processar a Dilma pelos prejuízos que ela está dando aquela que foi menina dos olhos do Brasil. Estão liquidando tudo, entregando os filés mignos a Eike Batista e companheiros internacionais, enfim, acabando com o nosso Petróleo assim como eles estão fazendo com nosso Nióbio (Leiam AQUI), que daria para acabar com toda a miséria do País. Mas como a incomPTência é grande, mesclada com corrupção, a tendencia é acabarem com o País inteiro, não só com a PTrobrás. Ontem mesmo o Fantástico falou da Refinaria Abreu e Lima no PE que deveria custar R$ 5 BI e já está saindo por R$ 41 BI. O roubo está generalizado. Só estão indo pra cadeia uma pequena parte de PTistas e companheiros. Tem diversos chefes de quadrilhas que ainda estão atuando no Governo, com as bençãos de Dilma e Lula.


Vejam acima como foi essa operação. Está desenhado através de figuras e imagens, para os poucos de pouca instrução que costumam entrar aqui para ver piadas, rs. Mas serve para todos.



A única coisa boa nessa década é que agora parte dos miseráveis tem dinheiro para comprar papel higiênico, ao invés de usar jornal que deveriam ler, mostrando tanta merda feita pelo Governo do PT.

sexta-feira, 23 de março de 2012

#BOMBA! Transposição do São Francisco já foi superfaturada em 71%

Isso já era esperado e só está no início. Essa obra Faraônica que deveria sair por R$ 4,8 Bilhões e inaugurada por LULA em 2010, já está custando R$ 8,2 Bilhões ao povo Brasileiro. Olha que ainda tem muito o que fazer e superfaturar. Estimo que não deva sair por menos de R$ 10 Bí.
É assim que eles fazem para desviarem dinheiro. Uma empreiteira companheira ganha com um valor menor, em seguida consegue centenas de aditivos e os preços acabam quintuplicando.
Foi assim com o Maracanã, lembram? Sua reforma iria sair por R$ 500 milhões e hoje já passa do Bilhão. 
Isso sempre acontece depois da empreiteira camarada ganhar. Inventam tanta coisa que fingem que não viram antes da concorrência e depois conseguem os aditivos. 
Um dos aditivos foi a troca da auréola do estádio, que custou mais de R$ 200 milhões. Assim, a reforma do mesmo sairá mais cara que a construção de um novo estádio.
Nas Obras da Copa está acontecendo a mesma coisa, pois estamos falando de corruptos cuidando dos cofres públicos. Vejam que Dilma só faz alguma coisa quando a Imprensa denuncia. Mesmo assim, ela só troca um corrupto pelo outro. Jamais pediu ou se esforçou para que os meliantes devolvessem a grana ou fossem presos. Tem rabo preso com eles já que esses ladrões que a cercam, ajudam-na a governar o Brasil e evitar que aconteça o que aconteceu com Collor por muito menos: O Impeachment.

O Baixinho Romário, apesar de estar num partido que também tem corruptos e apoia os corruptos, PSB, também está botando a boca no Trombone, vejam abaixo:




Segue na íntegra a notícia sobre a roubalheira no Velho Chico:

Custo da transposição do São Francisco aumenta 71% e vai superar R$ 8 bilhões

Obras começaram de forma açodada, o que explicaria revisões constantes no orçamento




Marta Salomon, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - Vencido o prazo original em que a transposição do Rio São Francisco deveria estar pronta e funcionando no semiárido nordestino, a obra registrou aumento de R$ 3,4 bilhões - ou 71% - em seus custos em relação à previsão inicial, segundo a mais recente estimativa feita pelo Ministério da Integração Nacional. Desde o início do governo Dilma Rousseff, o custo total da obra pulou de R$ 4,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010.
Vários trechos da obra da transposição estão com obras paralisadas ou abandonadas - Wilson Pedrosa/AE - 30/11/2011
Wilson Pedrosa/AE - 30/11/2011
Vários trechos da obra da transposição estão com obras paralisadas ou abandonadas
Isso significa que, se a transposição fosse uma aplicação financeira, teria rendido 65% acima da inflação do período. Para essa comparação, o Estado usou a variação de preços medida pelo IPCA, índice usado no regime de metas de inflação do governo. A alta foi de 8,2% entre dezembro de 2010 e março de 2012.
A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses. O preço aumentou com a renegociação dos contratos originais e o lançamento programado de mais de R$ 2,6 bilhões em novas licitações.
Iniciada em 2007 como a mais cara a ser paga com dinheiro dos tributos entre os projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a obra da transposição do São Francisco está parada em três trechos: em Salgueiro (PE), Verdejante (PE) e São José das Piranhas (PB). Os contratos originais referentes a esses trechos serão rompidos e haverá nova licitação. Também serão licitados trechos de obras “remanescentes” ao longo de quase toda a extensão do projeto.
Há dois outros trechos em reforma, pois placas de concreto que haviam sido colocadas racharam, registraram fissuras, ou se deslocaram, supostamente por falhas na drenagem de canais que não suportaram chuvas fortes.
Todos os demais trechos tocados pela iniciativa privada tiveram os preços aumentados em até 25%, limite fixado pela lei de licitações.
Novos editais. Só neste mês, o Ministério da Integração Nacional lança quatro novos editais para a licitação de R$ 2 bilhões em obras. Até junho, outros dois editais serão lançados, ao custo estimado em R$ 645 milhões. O total é superior ao previsto pelo ministro Fernando Bezerra Coelho menos de três meses atrás, quando revelou ao Estadoque a obra custaria R$ 1,2 bilhão extra.
Responsável pela obra, o Ministério da Integração atribuiu o aumento do custo da obra a adaptações no empreendimento, em decorrência do detalhamento dos projetos. As obras começaram de forma apressada, sem os respectivos projetos executivos. Além disso, segundo o ministério, “a forte demanda” sobre a construção civil e a construção pesada pressionou os custos.
No mesmo período em que o preço da transposição aumentou 71%, os custos da construção civil no Brasil cresceram 6,9%. No Nordeste, local da obra, os custos cresceram 7,2%.
O Ministério do Planejamento, que coordena o PAC, autorizou o aumento do custo da obra. “Os aditivos são explicados pelo avanço dos projetos executivos, que têm identificado, com maior grau de precisão, as intervenções necessárias para a completude (sic) do projeto de interligação (sic) do São Francisco”, informou em nota a assessoria da ministra Miriam Belchior.
O início das obras, em 2007, sem o projeto executivo, não seria um caso único entre os projetos do PAC, continua a nota, que classifica o projeto como “estratégico, desafiador e fundamental” para 390 cidades dos Estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.
O Ministério da Integração evita criticar abertamente o início das obras sem um projeto detalhado porque isso aconteceu sob a gestão do então ministro Ciro Gomes, correligionário no PSB do atual ministro Fernando Bezerra e padrinho do novo secretário de recursos hídricos da pasta, Francisco Teixeira, principal executivo da transposição. No início das obras, Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil, era citada como a “mãe” do PAC.
Segundo o Ministério da Integração, é responsabilidade das empreiteiras já contratadas recuperar cerca de 900 metros de canais de concreto danificados antes mesmo de entrarem em uso. “Essas falhas serão refeitas, sem custo adicional para os cofres públicos”, reiterou a pasta, referindo-se a trechos deteriorados dos canais, revelados pelo Estado, no final do ano passado.
No início deste ano, outros 240 metros do canal foram danificados no Ceará por causa das “fortes chuvas” em Mauriti. O ministério contabiliza que 150 quilômetros foram concretados até o momento.



 

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: