domingo, 10 de maio de 2020

CORONAVIRUS. O que é melhor, lockdown horizontal ou vertical?


Por Carlos Parrini ... 

Charge: Isolamento. -


O que está por trás desse discurso do que poderia ser a melhor maneira de se enfrentar o virus?
O elemento surpresa foi o fator determinante para se escolher o lockdown horizontal. Surpresa por nao esperar-se um nivel tão grande de letalidade do CODIV-19. Isso porque a infra-estrutura hospitalar nao estava preparada para receber tantos doentes em tao pouco tempo, com problemas respiratorios. Nao haviam respiradores suficientes, EPIs, exames de diagnosticos rápidos, vacinas e nem protocolos de administraçao de medicamentos supostamente indicados como soluçao, tipo a Hidroxicloroquina e outros suplementos.

Cartunista Zappa on Twitter: "#Charge por @cartunistazappa #BomDia ...


Acreditava-se que o isolamento social seria a soluçao, mas dois meses depois o que já está sendo divulgado é que foi perda de tempo e dinheiro pois mesmo quarentenados, as pessoas continuaram morrendo.
Estão chegando a conclusao de que morrem-se mais isolados em casa do que trabalhando.

Vejam o levantamento, realizado na última semana nos Estados Unidos, onde foram entrevistados 1.000 pacientes que estão em observação em 113 hospitais do Estado de Nova York.



Mas isso não é apenas teórico. Vejam no meu caso: Vivo a alguns anos na Bélgica, um pequeno país europeu com um pouco mais de 11 milhoes de habitantes, onde a partir de 15 de março, resolveram impor o lockdown horizontal em prevençao a pandemia que se iniciava e que já havia provocado 20 óbitos. 
Dois meses depois do inicio deste confinamento total e rigoroso, a Belgica já conta com mais de 9.000 óbitos. Na próxima semana (11/05.2020) terminarão com a quarentena. Daí vem a pergunta: Valeu a Pena?



Vejam que os mais pessimistas acreditavam até em milhoes de mortos no Brasil e em outros países. 
Mas o que se tem de fato é que o virus arruinou as economias e, ao que tudo parece, os corruptos e aproveitadores foram os maiores beneficiados, tanto pela pandemia, como pelo isolamento exposto. Abriram-se milhares de covas, compraram milhoes de caixoes, gastaram bilhoes em equipamentos e acessorios para supostamente socorrer a populaçao. 

Concluindo: Esta pandemia, que poderia ser considerada apenas uma gripezinha, comparada a Gripe Espanhola que matou só no RJ mais de 15 mil pessoas, ñao está matando tanto mas está acabando com tudo. O Isolamento obrigatorio só acelerou isso...

Charge do Amarildo: Pânico, Boliche e o Coronavírus | A Gazeta


Carlos Parrini... 
Consultor de empresas e escritor.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: