sexta-feira, 8 de março de 2013

#BOMBA! Ferrovia Norte-Sul de #DILMA terá de ser refeita.

Por Carlos Parrini ... 

Conforme eu falei a alguns posts atrás, as Obras da Copas só estão dentro do Prazo apesar de muita corrupção, porque ano que vem tem eleições e é obra faraônica e que desperta o eleitor antes de votar. O PT, PMDB e a Base Alugada que está cheia de fichas sujas e condenados a prisão, querem algo de impacto e nada melhor que a Copa do Mundo e em Seguida, como sobremesa, Olimpíada para alavancar os Prefeitos beneficiários. Pouco atraso porque além das Eleições, a FIFA está marcando em cima. Já as obras essenciais, são uma mina de corrupção. Quanto mais atrasos melhor. Mais aditivos aumentando seu valor se farão, com certeza. Porque a transposição do São Francisco ainda não está pronta mesmo com seu orçamento dobrado? Por que a Refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco ainda não acabou mesmo tendo seu valor aumentado em oito vezes? Por que a ferrovia Norte-sul apesar de passar década do início e centenas de irregularidades depois? Por causa dessa grande corrupção que se abateu no País instituída pelo PT e PMDB. Veja que Dilma sabe dos roubos mas só afasta os ratos, convoca outros ratos do mesmo partido para sua substituição. Vejam que Dilma sabe que Renan Calheiros está cheio de denuncias de corrupção e até dá-lhes os parabéns para mais de dois anos de roubo. Foi assim com Sarney, assim será com outros tubarões. Por que? Porque são coniventes com a corrupção.
Por isso as obras essenciais não saem embora muitos morrem de sede no sertão, outros em filas do SUS, outros em estradas esburacadas. Essas obras só servem para colocarem dinheiro no bolso, mas geram poucos votos.
Agora, Copas, Olimpíadas, Carnaval, esmolas, dá muita alegria e votos nas Urnas, além do dinheiro extra nos bolsos, claro.

Gastaram bilhões, ganharam muitos votos.
Só sobrou os desvios e a obra mal feita

Vejam a notícia divulgada pelo Blog do Coronel:

Os ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) estão acostumados a apontar fraudes e superfaturamento numa das obras mais recorrentes na pauta da Corte, a Ferrovia Norte-Sul. Ainda assim, eles se dizem surpresos com novas irregularidades detectadas por auditorias. Nenhum trem desliza pelos trilhos da Norte-Sul, mas auditores do TCU encontraram trechos recém-concluídos onde é real o risco de descarrilamento em curvas muito acentuadas.

Ou seja: a estatal Valec Engenharia, responsável pela obra de 3,1 mil quilômetros, construiu trechos tão curvos que o trem pode sair dos trilhos "caso atravesse a curva em velocidades muito reduzidas ou até mesmo pare nesse segmento". O risco de descarrilamento foi demonstrado em auditorias sobre a qualidade da Ferrovia Norte-Sul, aprovadas ontem pelo plenário do TCU. Diante da gravidade dos problemas, os ministros do tribunal determinaram também que a Valec apure responsabilidades das empreiteiras contratadas.


3 comentários:

  1. O Brasil não é feito apenas de pessoas que amam futebol, ceveja, e novelas, deixa esse governo safado continuar, pra ver o que eles vão ganhar da população.

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  2. ”Alternativa tecnicamente melhor para Minas e São Paulo de expansão da ferrovia Norte Sul”
    Prezados, consultando alguns sites que tratam dos assuntos ferroviários deparei-me com esta proposta de expansão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul em locais de baixa demanda, na contra mão do fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a operação a se somar aos 25 anos e ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida implantação e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, ou ainda por Araguari, Uberlândia e Uberaba atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma capenga a Ferrovia Centro Atlântica antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovia tenham o mesmo destino, ou seja o sucateamento.
    Quando adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros, algo que se torna inviabilizado se for mantida a proposta.
    O texto complementar completo pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito.
    “Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo”
    de Paulo Roberto Filomeno

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  3. ”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-267.”


    1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.

    2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro Norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.

    Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função).

    Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.

    Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.

    Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.

    Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;

    1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.
    2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.
    3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.
    4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo por ferrovia existente com a N/S, EF-267.

    Notas:
    Iª Com estas propostas ficam suprimidos os trechos Anápolis-GO / Estrela do Oeste –SP ~2255 km e Estrela do Oeste / Panorama-SP ~ 160 km.
    IIª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.

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