Por Maria Augusta Ribeiro
Hit na internet, as bloggers-mirins Martha Pavne, do Never Seconds, e Isadora Faber, da fanpage no Facebook Diário de Classe, transformaram a internet em veículo de prática cidadã, e agora transformam o mundo virtual. Sim, elas podem!
Martha, 9 anos, escocesa, estava cansada de comer merendas escolares que utilizavam produtos pouco saudáveis ou apetitosos, e com a ajuda do seu pai decidiu criar um blog e divulgar fotos do que comia na escola, e fazer comentários sugerindo o que seria bom e saudável comer ali.
Isadora, 13 anos, brasileira, criou uma fanpage chamada “Diário de Classe”, onde também publicava fotos de sua escola, mas aqui eram para relatar problemas como falta de fechadura nas portas ou bebedouro sem água.
O resultado da brincadeira? Sucesso. Martha conseguiu ser ouvida e a merenda escolar melhorou, e ainda conseguiu atrair milhões de pessoas ao redor do mundo, e arrecadou até agora cerca de 320 mil libras para doar para crianças na África.
Isadora, mesmo depois de ter sofrido retaliação por parte dos professores e do reitor da escola que não queriam a divulgação da dura realidade da educação no Brasil, desencadeou uma reação de crianças em todo o país e fora dele, que criaram seus veículos de comunicação online e começam a dizer ao mundo seus propósitos.
Martha serviu de inspiração para Isadora, e ambas se conectaram através de um programa da BBC, e agora praticam o exercício da cidadania online e despertam em todos o desejo de ser solidário, praticando de forma simples, porém eficiente, um direito garantido na constituição: a cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário