Transcrevendo na íntegra notícia divulgada pelo GLOBO:
Mobilização
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/06/oab-cnbb-abi-decidem-em-reuniao-apoiar-marcha-contra-corrupcao-que-acontece-no-dia-7-de-setembro-925297120.asp#ixzz1XDQg6IPb
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Mobilização
OAB, CNBB e ABI decidem em reunião apoiar Marcha contra a Corrupção, que acontece no dia 7 de setembro
Plantão | Publicada em 06/09/2011 às 10h22m
O Globo (opais@oglobo.com.br) e Agência BrasilRIO - A mobilização para a Marcha da Corrupção, que será realizada nesta quarta-feira na Esplanada dos Ministérios, ganhou o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Em reunião realizada na segunda-feira, as entidades começaram a estabelecer estratégias para mobilizar a população a ir às ruas, e para criar uma pauta de preocupações do movimento. Além da mobilização em Brasília, haverá marcha em outros estados.
NO LIMITE DA ÉTICA: Conheça algumas das brechas de corrupção no governo
INFOGRÁFICO: Relembre os escândalos no governo Dilma
Entre as questões que certamente entrarão na lista, segundo as entidades, estão os pedidos para acelerar os julgamentos de processos envolvendo casos de corrupção parados na Justiça, a reforma política, a transparência nos gastos públicos, o fim das emendas parlamentares individuais e corte nos numerosos cargos comissionados nas administrações públicas federal e estaduais.
O presidente da OAB, Ophir Cavalcante, que a união das entidades traduz o sentimento da sociedade brasileira de lutar contra a corrupção:
Mais uma vez o povo vai dar seu grito de Independência, e a independência, agora, é o basta à corrupção
- O dia 7 de Setembro será uma data importantíssima para o povo brasileiro. Mais uma vez o povo vai dar seu grito de Independência, e a independência, agora, é o basta à corrupção.
Rodrigo Montezuma, organizador da marcha, diz que a expectativa é que o evento reúna 30 mil pessoas:
- Nosso objetivo já foi alcançado, que era ter mais inscrições que a Corrida da Cerveja. Temos 22 mil pessoas confirmadas pelas redes sociais, e acreditamos que mais pessoas irão aparecer na hora.
Além de Ophir e Montezuma, participaram do encontro o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; o representante da ABI, Tarcísio Holanda; e os senadores participantes do movimento suprapartidário contra a corrupção e impunidade, Pedro Simon (PMDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC); Pedro Taques (PDT-MT); Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, manifestou nesta terça-feira seu apoio à Marcha contra a Corrupção que deverá ser promovida nas comemorações de 7 de Setembro em pelo menos 35 cidades brasileiras, entre elas Brasília.
- Acho que tudo que se faça no sentido de combater a corrupção é extremamente válido, extremamente importante. É preciso que toda sociedade brasileira se conscientize que uma das suas prioridades, uma de suas pautas prioritárias deve ser sempre a luta, o combate à corrupção _ observou Gurgel.
Para o procurador, é preciso que a sociedade cada vez mais demonstre sua indignação. E acrescentou:
- Para que isso possa repercutir nas casas legislativas, então é importante isso.
Ao ser indagado sobre quando o Ministério Público deverá apresentar sua denúncia sobre as irregularidades descobertas pela Operação Caixa de Pandora, que levou o ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda e seu vice Paulo Octávio a renunciarem seus respectivos mandatos, Gurgel tentou justificar a demora.
- Em razão da complexidade do esquema criminoso, isso tem nos tomado muito mais tempo do que imaginarmos inicialmente. Mas estamos bastante adiantados na conclusão desse trabalho e espero no menor prazo possível, oferecer a denúncia - prometeu o procurador, sem querer, contudo, fixar um prazo para isso - Na verdade estamos trabalhando empenhadamente nisso. Eu não tenho ainda condições de fixar um prazo.
Segundo o procurador, não faltam provar contra o ex-governador do DF.
- Nós estamos fazendo essa análise, mas temos elementos até muito fortes em relação às pessoas envolvidas, a todas as pessoas envolvidas - adiantou.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/09/06/oab-cnbb-abi-decidem-em-reuniao-apoiar-marcha-contra-corrupcao-que-acontece-no-dia-7-de-setembro-925297120.asp#ixzz1XDQg6IPb
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.
Saia às ruas de sua cidade. Participe.
Manifestações pacíficas
Nenhum comentário:
Postar um comentário