terça-feira, 26 de abril de 2011

#BOMBA! ONU acusa Brasil de desalojar pessoas à força para Copa!

Pretextos não faltam para transferirem a COPA 2014 para outro país: Incompetencia, superfaturamentos, atrasos, entre outros. Mas acusar o Brasil de expulsar moradores dos locais onde serão construídos os estádios, era o que faltava. Como se não bastasse o vexame por termos a Copa levada para outro país, são essas desculpas vindo antecipadamente. Motivos são criados a cada instante e assim vai ser enquanto o Brasil não encarar que de fato não dá, antes da humilhação ser pior. O Bom disso é que evitaremos investir bilhões em algo que  poderá nos quebrar, como quebrou a Grécia e não deixaremos os gatunos e corruptos de se apropriarem dos valores tão necessários a nosso infraestrutura.
Até quando ficaremos recebendo acusações verdadeiras como essa abaixo, publicada pela EXAME?

Casos denunciados partiram de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza

Estádio do Mineirão em obras para a Copa 2014
Reforma no estádio do Mineirão: ONU solicitou um "Plano de Legado" para impacto positivo da Copa e das Olimpíadas
Genebra - A relatora especial da ONU para a Moradia Adequada, Raquel Rolnik, acusou nesta terça-feira as autoridades de várias cidades-sede da Copa do Mundo e do Rio de Janeiro, que receberá as Olimpíadas, de praticar desalojamentos e deslocamentos forçados que poderiam constituir violações dos direitos humanos.
"Estou particularmente preocupada com o que parece ser um padrão de atuação, de falta de transparência e de consulta, de falta de diálogo, de falta de negociação justa e de participação das comunidades afetadas em processos de desalojamentos executados ou planejados em conexão com a Copa e os Jogos Olímpicos", avaliou.
Raquel destacou que os casos denunciados se produziram em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Natal e Fortaleza.
A relatora explicou que já foram feitos múltiplos despejos de inquilinos sem que se tenha dado às famílias tempo para propor e discutir alternativas.
"Foi dada insuficiente atenção ao acesso às infraestruturas, serviços e meios de subsistência nos lugares onde essas pessoas foram realojadas", afirmou Raquel.
"Também estou muito preocupada com a pouca compensação oferecida às comunidades afetadas, o que é ainda mais grave dado o aumento do valor dos terrenos nos lugares onde se construirá para estes eventos", acrescentou a relatora.
Raquel citou vários exemplos, como o de São Paulo, onde "milhares de famílias já foram evacuadas por conta do projeto conhecido como 'Água Espraiada', onde outras dez mil estão enfrentando o mesmo destino".
"Com a atual falta de diálogo, negociação e participação genuína na elaboração e implementação dos projetos para a Copa e as Olimpíadas, as autoridades de todos os níveis deveriam parar os desalojamentos planejados até que o diálogo e a negociação possam ser assegurados".
Além disso, a relatora solicitou ao Governo Federal que adote um "Plano de Legado" para garantir que os eventos esportivos tenham um impacto social e ambiental positivo e que sejam evitadas as violações dos direitos humanos, incluindo o direito a um alojamento digno.
"Isto é um requerimento fundamental para garantir que estes dois megaeventos promovam o respeito pelos direitos humanos e deixam um legado positivo no Brasil", finalizou.
[novaes_acopa2014enossa.jpg]

2 comentários:

  1. quero ver a hora que forem construir aquele estádo CORINTHIANS em ITAQUERA, que deve ficar pronto depois do JAPÃO.

    vão despejar moradores, ai o pau vai quebrar, pois ja viu né ? corinthianos.

    ResponderExcluir
  2. Falácia, faltam dados efetivos, e que conhece um pouco do que esta acontecendo sabe que não existe desalojamento, até porque na sua maioria os estádios já possuem locais definidos e ocupados por eles mesmo. Não sou favorável a realização da copa do mundo no Brasil por entender que existe outras prioridades, agora engolir inverdades é demais, tenhamos argumentos fáticos para enfrentar e ser contra e não utilizar de meio nefasto e voltado para interesses outros.

    ResponderExcluir

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: