quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Acessibilidade começa em voce!


Por Maria Augusta Ribeiro
 couple wheelchair Acessibilidade começa em você
Enquanto os incentivos brasileiros são pequenos para transformar mais cidades em ambientes que permitam o acesso com maior facilidade de pessoas portadoras de deficiência física ou com pouca mobilidade, a população pode ser eficiente e praticar a cidadania, proporcionando acessibilidade.
 blind man and girl1 Acessibilidade começa em você
A primeira ferramenta para garantir um ambiente acessível é a conscientização. Isso pode ser feito participando de palestras informativas, incentivando o debate entre colegas de trabalho, e ainda ajudando a informar seus vizinhos sobre como ajudar.
Quando quiser ajudar qualquer deficiente, procure antes perguntar se ele deseja ser ajudado, pois muitos deles são independentes e nem sempre precisam de auxílio.
Escritórios e casas com menos escadas, mais rampas e portas maiores, facilitam o acesso de cadeirantes; ao caminhar com um deficiente visual, não há necessidade de erguê-lo, e muitos preferem colocar as mãos em seus ombros e acompanhá-lo.
Ao falar com um portador de deficiência auditiva, não grite, pois ele não vai entendê-lo; você pode ajudar se souber LIBRAS (a linguagem de sinais), ou escreva num pedaço de papel. Assim a comunicação acontecerá.
 ajudando1 300x174 Acessibilidade começa em você
Atitudes simples são transformadoras e garantem o direito acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, sabendo que eles são cidadãos iguais a você, influenciando políticas públicas, garantindo cargos mais bem pagos, e elegendo políticos que proponham leis em favor deles. Vamos ser acessíveis?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: