sexta-feira, 3 de agosto de 2012

ACESSIBILIDADE, VOCE PRATICA?



acessibilidade Acessibilidade, Você pratica?Por Maria Augusta Ribeiro
Debatido incansavelmente, o tema da acessibilidade já se tornou popular e reconhecido por toda a sociedade, mas muitos não sabem o que é nem para que serve. E você, sabe o que significa acessibilidade?
Consta na legislação brasileira como “a possibilidade e condição de alcance e utilização, com segurança e autonomia dos espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, das edificações, dos transportes e dos sistemas e meios de comunicação, inclusive digital, por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida”.
Na prática a acessibilidade nada mais é do que o acesso, direito de ir e vir, de qualquer cidadão com ou sem deficiência ou pouca mobilidade. Usualmente direcionada para estas pessoas, a acessibilidade passou de conceito para uma atitude.
Transformando o real significado da palavra acessibilidade para que mais pessoas pudessem participar da sociedade de forma efetiva, o governo avançou muito, regulamentando leis que permitam que mais pessoas deficientes ou com mobilidade reduzida possam usar mais produtos, serviços e informações direcionadas para elas.
E você, pratica a acessibilidade? Como cidadão, o que você pode fazer para ajudar? Uma excelente dica seria não utilizar as vagas de estacionamento destinadas aos cadeirantes, idosos e gestantes, para estacionar o seu veículo.
Se quiser colocar em prática o discurso da acessibilidade e transformá-lo em atitudes, para que mais pessoas tenham o direito de ir e vir, exija do governo maior número de transportes públicos adaptados, solicite do comercio local mais sanitários preparados, e nunca utilize espaços destinados para portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida. Fica a Dica.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:

Ratings and Recommendations by outbrain