tag:blogger.com,1999:blog-2528381478343077028.post1093847425939663879..comments2024-03-25T06:14:33.284-03:00Comments on #AcordaBrasil!: #BOMBA! Ferrovia Norte-Sul de #DILMA terá de ser refeita.Parrinihttp://www.blogger.com/profile/07064381425173934553noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-2528381478343077028.post-81163551422191215352013-08-10T17:52:40.609-03:002013-08-10T17:52:40.609-03:00”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO...”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-267.”<br /><br /><br />1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.<br /><br />2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro Norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.<br /><br />Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função).<br /><br />Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.<br /><br />Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.<br /><br />Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.<br /><br />Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-267.<br /><br />Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.<br /><br />A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;<br /><br />1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.<br />2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.<br />3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.<br />4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo por ferrovia existente com a N/S, EF-267.<br /><br />Notas:<br />Iª Com estas propostas ficam suprimidos os trechos Anápolis-GO / Estrela do Oeste –SP ~2255 km e Estrela do Oeste / Panorama-SP ~ 160 km.<br />IIª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.<br /><br />Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2528381478343077028.post-65184600112541766892013-07-14T20:48:10.073-03:002013-07-14T20:48:10.073-03:00”Alternativa tecnicamente melhor para Minas e São ...”Alternativa tecnicamente melhor para Minas e São Paulo de expansão da ferrovia Norte Sul”<br />Prezados, consultando alguns sites que tratam dos assuntos ferroviários deparei-me com esta proposta de expansão do trajeto para linha ferroviária Norte Sul, que além de mais vantajosa com relação à proposta original, que está planejada para passar pelos extremos oeste mineiro, Limeira do Oeste e Iturama, e paulista em Santa Fé do Sul em locais de baixa demanda, na contra mão do fluxo de cargas, além de um custo e tempo muito maior para a operação a se somar aos 25 anos e ela é extremamente benéfica, econômica, de mais rápida implantação e tecnicamente mais conveniente principalmente para uma região importantíssima em Minas, o Triângulo Mineiro, que de sua divisa com Goiás como Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal, ou ainda por Araguari, Uberlândia e Uberaba atualmente servidas por uma ferrovia particular, que poderá ser revigorada, uma vez que hoje funciona de forma capenga a Ferrovia Centro Atlântica antiga Mogiana que recentemente devolveu centenas de km de linhas e utiliza a bitola métrica e poderá instalar a mista e que finalmente poderá ter sua ligação com São Paulo rumo ao porto, que é logisticamente mais conveniente, evitando que haja um trajeto inútil “passeio” pelo interior, e mais centenas de km de ferrovia tenham o mesmo destino, ou seja o sucateamento.<br />Quando adentrar ao centro norte de São Paulo na cidade de Colômbia, se irá restaurar, reaproveitar e revitalizar praticamente 100% das malhas paulistas e mineiras existentes rumo ao interior que hoje se encontram ociosas ou subutilizadas, além do fato de terminar exatamente no mesmo local, o município de Panorama, podendo eventualmente ser utilizada para os futuros trens regionais de passageiros, algo que se torna inviabilizado se for mantida a proposta.<br />O texto complementar completo pode ser visto em “Abrir os gargalos” na Revista Ferroviária, ou em São Paulo TREM jeito.<br />“Como conseguir 700 km de ferrovias a custo mínimo”<br /> de Paulo Roberto Filomeno<br />Leoninoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-2528381478343077028.post-45335866786060877672013-06-05T17:43:57.002-03:002013-06-05T17:43:57.002-03:00O Brasil não é feito apenas de pessoas que amam fu...O Brasil não é feito apenas de pessoas que amam futebol, ceveja, e novelas, deixa esse governo safado continuar, pra ver o que eles vão ganhar da população.Anonymousnoreply@blogger.com