terça-feira, 18 de outubro de 2016

Boas Maneiras segundo Dona Elegância

Por Rosangela Antiqueira

Boas maneiras poderiam ser resumidas em uma única palavra: Elegância.

luzes-da-cidade_thumb7É o correto proceder que se adota mesmo quando não há festa alguma, nem ninguém nos olhando, simplesmente porque é o certo a se fazer, e portanto, se faz espontaneamente. Começa pela pontualidade.

Passa pela gentileza, mas não termina nunca. É aquela postura generosa de quem elogia mais do que critica e escuta mais do que fala. E olha nos olhos quando conversa. E quando fala, discute fatos e ideias, e não, pessoas. E não altera o tom da voz ao se dirigir a garçons ou frentistas. E evita assuntos constrangedores porque compreende que não é legal expor os outros. E demonstra interesse por assuntos que desconhece. E sabe a hora de calar, quando o silêncio vale ouro. Acontece diante de rejeições, de desacordos e de quando o assunto ruma para o desconforto de alguém presente.

eleganciaElegância é a qualidade de quem presenteia fora das datas festivas, nem que seja simplesmente com flores. E quando vai a algum jantar ou encontro de amigos, sempre leva algo para o anfitrião. Cumprir o que promete lhe torna, além de elegante, confiável. E quando faz algo por alguém, este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para faze-lo.

0_obrigada1-839x273Ser alguém folgado, ou convencido, ou arrogante lhe torna MUITO deselegante. A humildade é, para além de elegante, uma virtude deveras apreciada por quem vale a pena. Não a humildade hipócrita de quem se rebaixa, e sim a humildade de quem sabe o seu devido lugar. Se está abaixo, fica abaixo, se está acima, fica acima, com a naturalidade que lhe é merecida. Assim se tornará autêntico, e como brilham as pessoas autênticas, aquelas que se poliram de tal maneira, que agradam sem precisar alterar sua essência.

Reconhecer e retribuir favores e gentilezas é, além de elegante, uma bela virtude cujo nome é gratidão.
Bons modos, ou boas maneiras, ou ainda etiqueta, não são coisa de gente rica. São coisa de gente fina e agradável. E não há manual de etiqueta que afirme que você precise ter muito dinheiro para ser fino e educado. Muito pelo contrário. Quanto mais agradável você se torna, mais estimado será e mais digno se sentirá.

Boas Maneiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:



VEJA OUTRAS FORMAS FÁCEIS SEGURAS E BARATAS DE SE CONSEGUIR MUITO DINHEIRO NA NET:
http://blogdoparrini.blogspot.be/2016/06/renda-extra-formas-seguras-e-baratas.html

Ratings and Recommendations by outbrain