terça-feira, 18 de agosto de 2015

TÁ DIFÍCIL A CAMINHADA? Por Dona Elegância

Por Rosângela Antiqueira

Do ponto de vista racional, entender que é possível progredir socialmente e chegar até a conquista de seus projetos não é tão difícil, principalmente quando se ouve11222524_922973331115615_4505048206683685966_ndepoimentos de pessoas que chegaram lá, oriundos de condições tão difíceis ou mais desafiantes que a sua. Ao ouvi-los, aumentamos nossas referências e ficamos mais encorajados e dispostos seguirmos adiante.

No entanto, muitas vezes, o maior desafio é mesmo conseguir suportar na prática a pressão da caminhada e lidar com as adversidades encontradas pelo caminho, tais como falta de rescursos, falta de apoio dos mais próximos.

Sim, inteligência emocional é um ingrediente fundamental. Além disso, é preciso dividir o que é definitivo e o que é provisório. Explico melhor:

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Saber gerenciar as suas emoções e não permitir que essas o sabotem é fundamental para seguir pela dura caminhada em direção a realização de seus sonhos. Haverá momentos em que você vai querer jogar tudo pra cima, é fato. Não existe um ser humano sequer que não tenha pensado em desistir. Eu ficaria o dia inteiro escrevendo sobre todas as ocasiões que achei que não era mais pra mim…

Suas emoções são o seu melhor amigo ou o mais cruel de seus inimigos. Ansiedade, medo, frustração, angústia, preguiça, revolta, complexos de inferioridade, rejeições, questionamentos, dentre outras guerras que ocorrem no mais sangrento campo de batalha: sua mente, são apenas alguns exemplos do quanto suas emoções podem tentar matar os seus sonhos.

Por outro lado, determinação, resiliência, decisão, persistência, disposição, saber o que quer, saber o que não quer, ambição, foco no futuro, dentre outras armas que podem lhe ajudar a atravessar este vale sombrio que a sociedade preparou para você.

Suas emoções podem estar a seu favor ou estarão prontas para lhe escravizar e lançá-lo no mar do vitimismo ou coitadismo. Se você for por este caminho, não faltarão os que vão lhe receber de braços abertos para alimentar a sua revolta e lhe recrutar para o exército dos descontentes e injustiçados.

DEFINITIVO X PROVISÓRIO

Quando você está no meio da jornada, é fundamental diferenciar o que é o definitivo e o temporário.

Quanto se tem um projeto e tomou-se uma decisão de trabalhar forte para realizá-lo, cabe a você tomar posse da convicção de que toda dificuldade que você esteja vivendo passou a ser provisória.

Isso é um ponto de vista?
Um recurso psicológico?

Chame o que você quiser. Quem está decidido a fazer acontecer sabe que é apenas uma questão de tempo chegar aonde deseja.

Geração de Valor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:

Ratings and Recommendations by outbrain