terça-feira, 15 de abril de 2014

Curiosidades que todos os viciados em café deveriam saber

 

Se você faz parte do grupo de viciados em cafeína, o Dia Internacional do Café é como se fosse qualquer outro dia do calendário anual. Isso porque você não se lembra de como era a sua vida antes do café! A bebida pode estar quente, gelada, não importa. Afinal a cafeína estimula você a sobreviver no dia a dia de correria e também está presente quando você só quer ficar em casa relaxando.
Você ama café, ele é o combustível para você começar o dia com o pé direito, mesmo que os seus amigos e colegas de trabalho imaginem você assim:
Mas é claro que você não é desse jeito (exceto daquela vez...). Pensando em aperfeiçoar o seu processo de entusiasta de café, o Canal Mulher selecionou algumas curiosidades sobre a bebida. Só para você ficar sabendo, afinal a gente já sabe que “hábitos de café-maníaco” não mudam nunca.
De manhã cedo, por exemplo, você já acorda querendo jogar o despertador pela janela.
Mas saiba que essa não é a melhor hora para tomar café. Isso porque os níveis de cortisol no seu corpo já estão altos. Esse hormônio está relacionado com o estágio de alerta e os níveis ficam bem altos quando você acaba de acordar. Então, você não precisa de café nesse horário (apesar de você sentir que precisa).
O melhor horário para tomar seu café quentinho seria entre as 9h30 e 11h30. O que chega a parecer brincadeira, mas é nesse tempo que os níveis de cortisol de uma pessoa normal começam a baixar. O mesmo acontece às 13h, 17h30 e 18h30. Os especialistas recomendam uma xícara de café pequena em cada um desses horários do dia. Mas é claro que amantes de café como nós não vamos conseguir alcançar tamanho nível de disciplina.
Até porque quando você não toma a sua santa xícara de café logo pela manhã, você acorda querendo declarar guerra. Mas lembre, mesmo que você consuma a sua primeira dose de cafeína no trabalho, ela ainda vai precisa de cinco minutos para começar a fazer efeito. Tente não esbarrar em ninguém nesse pequeno intervalo.
E depois desses cinco minutos... Que alegria! É tanta energia que você está pronta para qualquer relatório ou atividade que forem jogados para você durante o dia.
O lado negativo de tudo isso? É que o efeito do café dura em média trinta minutos. Ou seja, este será o seu estado de alerta, aproveita enquanto durar.
E cuidado, se você sofre de insônia, acho que já deve saber que tomar café de noite pode te deixar rolando na cama a madrugada toda.
Evite tomar café depois das 19h, mesmo que você fique naquele estado de abstinência que conhecemos muito bem.
Porque você sabe muito bem que a falta de sono de hoje vai causar os estragos de amanhã.
Mas é claro que o sono tem solução, é só beber mais café! \o/
(Ou dar um fim ao vício, mas a quem estamos querendo enganar não é?).

Aprecie as suas xícaras de café quentinhas...
Com arte...
Mas principalmente com equilíbrio, afinal a gente só vive uma vez.
Só não vale adicionar uísque ou outras bebidas alcóolicas ao seu café, um vício de cada vez, por favor.
Raissa Daguer

Raissa Daguer

Jornalista apaixonada por música, cinema e literatura, que gosta de assumir publicamente que odeia comédias românticas. Ativista de sofá, viciada em seriados e aspirante a feminista. Acredita que não precisa da maioria dos bens materiais que possui, mas não dispensa fazer umas comprinhas.

http://www.pop.com.br/mundopop/mulher/Curiosidades-que-todos-os-viciados-em-cafe-deveriam-saber-1071317.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: