sábado, 26 de abril de 2014

Beleza Preciosa por Dona Elegância

 Por Rosângela Antiqueira

Ouro, prata, rubi, diamantes e outras gemas estão presentes na formulação de xampus, cremes anti-idade, maquiagens e uma infinidade de produtos que recheiam as necéssaires.
Os cosméticos vêm recebendo, cada vez mais, pedras e metais preciosos em sua formulação. De minerais funcionais àqueles que entram na composição para adicionar uma pitada de sofisticação ao produto, o uso de ouro, rubi, diamantes e outros minerais preciosos é cada vez mais comum nas maquiagens e produtos de beleza.

Metais preciosos para pele sempre jovem
O ouro, por exemplo, minimiza os efeitos do envelhecimento e contribui para a manutenção das fibras proteicas da pele e do cabelo.Empregado em maquiagens, proporciona uma textura mais leve e macia, resultando em uma aparência luminosa e cintilante. 
O ouro também é utilizado nas clínicas de estética, em forma de máscara. “A máscara de ouro é muito utilizada em peles maduras ou desvitalizadas e para uma ação de revitalização imediata em situações emergenciais, como por exemplo, a preparação da pele para festas” A máscara de ouro auxilia  na regeneração da pele por sua ação antioxidante, já que “combate os radicais livres que são também responsáveis pelo envelhecimento da pele”,  – nesse procedimento, é utilizado o ouro quelado: o ouro tranformado quimicamente em sal ou íon complexo. 

Diamantes e outras gemas: brilho iluminado para pele e cabelos 
Se os diamantes já são tidos como “os melhores amigos das mulheres”, a expressão ganha uma conotação ainda mais verdadeira quando descobrimos os benefícios que a pedra preciosa traz para as madeixas das moçoilas: “o diamante funciona como difusor óptico, que aumenta a percepção de brilho do cabelo”, O diamante é, também, empregado em peelings, tratamentos faciais que fazem uma abrasão da pele para a retirada das células mortas e estímulo da renovação celular. “O peeling de diamante é um aparelho que possui uma caneta com ponteira diamantada com um orifício ligado a um equipamento que faz a sucção. É utilizado na pele limpa com movimentos circulares e com a finalidade de fazer um ‘lixamento’ na pele. É utilizado em tratamentos para manchas solares e de acne, cicatrizes e tratamentos antienvelhecimento. A ação dele é mecânica e não química como as de ação cosmética” 
O rubi é outra pedra preciosa muito cobiçada que também é empregada na fórmula de produtos para cabelo - A pedra vermelha atua devolvendo a vitalidade aos fios – e adicionando luxo e sofisticação ao tratamento. 
A turmalina, pedra que virou um verdadeiro hit na joalheria pela beleza e multiplicidade das suas cores, mostra a sua versatilidade também no universo cosmético, mas não em produtos de beleza e, sim, em um equipamento (praticamente) indispensável para as mulheres: as chapinhas. “Ela é usada moída e aplicada no perfil da prancha, deixando os fios macios e disciplinados por mais tempo do que se fossem modelados por um equipamento apenas de cerâmica”.
Seja na composição das joias ou dos cosméticos, fica clara a função dos metais e pedras preciosas: a de embelezar homens e mulheres não apenas como adornos, mas também pelas suas fascinantes propriedades físico-químicas.  
novo.infojoia.com.br

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:

Ratings and Recommendations by outbrain