sexta-feira, 5 de abril de 2013

A nova lei das empreguetes pode gerar desemprego


Por Maria Augusta Ribeiro ...
Do Blog BELICOSA ... 

Mal a lei que regulamenta o serviço de milhões de empregadas domésticas, babás e cuidadores entrou no ar e a polêmica já se formou. Isso porque o que foi aprovado na correria certamente será tema de discórdia entre patrões e empregados quando esta relação  se esvair. A nova lei contém lacunas jurídicas que podem beneficiar um empregado ruim e lesar um bom patrão, que nos tribunais ficará à mercê de leis ainda inadequadas. E mais, a falta de previsão legal para algumas tarefas e situações envolvendo o trabalho doméstico causa confusão até em quem deverá aplicar a lei de forma justa.

arte-domestica-carteira-empreguetes-belicosa-tais-araujo-leandra-leal-isabele-drumontO que deveria ser motivo de orgulho, já que todos os patrões deverão assinar a carteira de trabalho desses profissionais, pode causar um amento na taxa de desemprego, e com isso estima-se que, apenas pelo fator aumento de custos, 8 milhões de empregadas, babás e cuidadores percam seus empregos nos próximos meses.
E no final das contas, o governo, sem tato ou talvez pressa em aprovar a lei, se esqueceu da relação pessoal e cheia de nuances entre empregados domésticos e seus patrões, ansiosos por mudanças, sim, mas que beneficiassem essa relação.

A ilusão criada no trabalhador do lar, ao se garantir em lei, que apenas registrar a carteira de trabalho de um profissional, sem especificar a atividade de forma detalhada, fosse garantia de melhoria de classe social, cai por terra, e benefícios de todo o trabalhador como o FGTS ainda não foram normatizados, e a falta de previsibilidade quando o assunto for acidente de trabalho causado por faca afiada, deixa mais empreguetes desempregadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: