segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saibam o que deu errado na Boate Kiss de Santa Maria:

Por Carlos Parrini ... 

Como temos dito, muitas vidas poderiam ter sido salva se normas de segurança fossem utilizadas e a fiscalização funcionasse.

Vejam abaixo as irregularidades:

Boate Kiss não atendia normas de segurança, diz engenheiro do Corpo de Bombeiros

BBC Brasil
Publicação: 28/01/2013 07:47 Atualização:
O fogo que deixou pelo menos 231 mortos na madrugada do último domingo em Santa Maria, no Rio Grande do Sul acabou por revelar a precariedade da estrutura da boate Kiss, onde a tragédia ocorreu.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2013/01/28/interna_brasil,420146/boate-kiss-nao-atendia-normas-de-seguranca-diz-engenheiro-do-corpo-de-bombeiros.shtml







A Boate KISS dispunha apenas de uma porta de ENTRADA e SAÍDA

A pedido da BBC Brasil, a avaliação feita por Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil e capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, indica que a casa noturna não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como capacidade de lotação e número suficiente de saídas de emergência.

A estimativa foi feita com base em características estruturais do local, após análise de imagens e relatos de testemunhas.
Famosa por abrigar festas universitárias, a casa noturna informava poder abrigar até 2 mil pessoas.

Porém, com apenas 650 metros quadrados de área, o limite máximo de público, de acordo com normas técnicas, não poderia ultrapassar 1,3 mil pessoas.

"As regras (de segurança contra incêndio) mudam de acordo com a ocupação, altura e características construtivas do estabelecimento", explica Fernandes."A diretriz da normativa é dada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)", acrescenta.

► Considerando os mesmos padrões exigidos pela ABNT, a largura total das saídas da boate Kiss deveria ter, pelo menos, 7 metros, calcula Fernandes.

► Segundo testemunhas, entretanto, só havia uma porta de 2 metros de largura, que servia de entrada e saída do público.

► "Para um estabelecimento com uma única saída de 2 metros, por exemplo, a capacidade máxima seria de 400 pessoas", diz Fernandes.

► Mesmo assim, lembra o especialista, "por ser uma casa noturna", a boate Kiss deveria ter, pelo menos, "duas saídas de emergência".

Boate, só tinha uma rota de fuga, que era a própria porta de entrada e saída, afirma Fernandes.




Uma única SAÍDA foi insuficiente para fuga em massa da superlotação de frequentadores, muitos se dirigiram para os WC onde morreram.

27/01/2013 13h23 - Atualizado em 27/01/2013 16h32


Alvará de boate incendiada estava vencido desde agosto, diz bombeiro

Fogo começou por volta de 2h30 de domingo (27) e matou pelo menos 232.
Boate recebia festa de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/alvara-de-boate-estava-vencido-desde-agosto-dizem-bombeiros.html








Estudante, uma das vítimas de Santa Maria, postou na internet a foto. Foto: reprodução do Facebook (reprodução do Facebook)
























Mensagem tatuada de uma das vítimas postada no Facebook, pouco antes de morrer.
"O amanhã talvez não venha"





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: