segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Saibam o que deu errado na Boate Kiss de Santa Maria:

Por Carlos Parrini ... 

Como temos dito, muitas vidas poderiam ter sido salva se normas de segurança fossem utilizadas e a fiscalização funcionasse.

Vejam abaixo as irregularidades:

Boate Kiss não atendia normas de segurança, diz engenheiro do Corpo de Bombeiros

BBC Brasil
Publicação: 28/01/2013 07:47 Atualização:
O fogo que deixou pelo menos 231 mortos na madrugada do último domingo em Santa Maria, no Rio Grande do Sul acabou por revelar a precariedade da estrutura da boate Kiss, onde a tragédia ocorreu.

Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/brasil/2013/01/28/interna_brasil,420146/boate-kiss-nao-atendia-normas-de-seguranca-diz-engenheiro-do-corpo-de-bombeiros.shtml







A Boate KISS dispunha apenas de uma porta de ENTRADA e SAÍDA

A pedido da BBC Brasil, a avaliação feita por Ivan Ricardo Fernandes, engenheiro civil e capitão do Corpo de Bombeiros do Paraná, indica que a casa noturna não cumpria normas técnicas básicas de segurança contra incêndios, como capacidade de lotação e número suficiente de saídas de emergência.

A estimativa foi feita com base em características estruturais do local, após análise de imagens e relatos de testemunhas.
Famosa por abrigar festas universitárias, a casa noturna informava poder abrigar até 2 mil pessoas.

Porém, com apenas 650 metros quadrados de área, o limite máximo de público, de acordo com normas técnicas, não poderia ultrapassar 1,3 mil pessoas.

"As regras (de segurança contra incêndio) mudam de acordo com a ocupação, altura e características construtivas do estabelecimento", explica Fernandes."A diretriz da normativa é dada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)", acrescenta.

► Considerando os mesmos padrões exigidos pela ABNT, a largura total das saídas da boate Kiss deveria ter, pelo menos, 7 metros, calcula Fernandes.

► Segundo testemunhas, entretanto, só havia uma porta de 2 metros de largura, que servia de entrada e saída do público.

► "Para um estabelecimento com uma única saída de 2 metros, por exemplo, a capacidade máxima seria de 400 pessoas", diz Fernandes.

► Mesmo assim, lembra o especialista, "por ser uma casa noturna", a boate Kiss deveria ter, pelo menos, "duas saídas de emergência".

Boate, só tinha uma rota de fuga, que era a própria porta de entrada e saída, afirma Fernandes.




Uma única SAÍDA foi insuficiente para fuga em massa da superlotação de frequentadores, muitos se dirigiram para os WC onde morreram.

27/01/2013 13h23 - Atualizado em 27/01/2013 16h32


Alvará de boate incendiada estava vencido desde agosto, diz bombeiro

Fogo começou por volta de 2h30 de domingo (27) e matou pelo menos 232.
Boate recebia festa de estudantes da Universidade Federal de Santa Maria.

http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2013/01/alvara-de-boate-estava-vencido-desde-agosto-dizem-bombeiros.html








Estudante, uma das vítimas de Santa Maria, postou na internet a foto. Foto: reprodução do Facebook (reprodução do Facebook)
























Mensagem tatuada de uma das vítimas postada no Facebook, pouco antes de morrer.
"O amanhã talvez não venha"





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:

Ratings and Recommendations by outbrain