terça-feira, 29 de janeiro de 2013

#BOMBA! Petrolífera Colômbiana passa Petrobrás e é a Lider na América Latina.

Por Carlos Parrini ... 

Poxa! Pensei que a maior fonte de renda da Colômbia era a cocaína, rs. Brincadeirinha! Depois que Juan Manoel Santos assumiu a Presidencia, praticamente aniquilou com as FARCs e está moralizando o País. Um bom exemplo também é o Paraguay que está acabando com o Bolsa esmolas e colocando o povo para produzir. Assim eles vão evoluindo e o Brasil regredindo. Estamos ruins na educação, na saúde e no combate as drogas. Mas ótimos na corrupção.
Para piorar as coisas o Brasil está regredindo no que tinha de melhor: A Petrobrás. Empresa endividada até o pescoço, vendendo seu patrimônio a preço de banana, vendendo poços abarrotados de petróleo por mixaria para companheiros nacionais e internacionais. E agora sendo ultrapassada pela pequena Colômbia.
Do jeito como andam as coisas, será melhor o Brasil produzir coca e crack pois isso é que está dando certo aqui dentro, tanto que o Brasil já é recordista em consumo de crack. Por que importar?


Vejam mais essa péssima notícia:

Petrobrás perde posto de maior empresa da América Latina, diz ‘FT’

Ações da estatal caíram 25% nos últimos 12 meses e valor de mercado foi ultrapassado pela petrolífera Ecopetrol, da Colômbia

28 de janeiro de 2013 | 12h 54

Fernando Nakagawa, correspondente da Agência Estado
LONDRES - A Petrobrás perdeu o posto de maior empresa da América Latina. A informação é destaque na edição de segunda-feira do jornal britânico Financial Times. Com a queda de 25% do valor da ação nos últimos 12 meses, o valor de mercado da estatal brasileira foi ultrapassado pela também estatal petrolífera Ecopetrol, da Colômbia.
Em reportagem publicada nesta segunda-feira, o jornal afirma que a Petrobrás sofreu "um dos movimentos mais dramáticos da indústria de energia no ano passado" e no fim dos negócios da última sexta-feira, dia 25, o valor da brasileira - calculado conforme o preço das ações - era de US$ 126,8 bilhões. Já a Ecopetrol valia US$ 129,5 bilhões.
A reportagem destaca que a Ecopetrol já vale mais para os investidores que a Petrobrás, "embora a produção da empresa brasileira seja cerca de três vezes maior que a da colombiana".
Para a reportagem, as grandes reservas de recursos naturais e políticas "amigáveis aos negócios" do país vizinho tornaram a Colômbia um local "privilegiado" para o setor de petróleo.
Ao mesmo tempo, diz o texto, "apesar do entusiasmo com as enormes descobertas de petróleo na costa do Brasil, as ações da Petrobrás perderam 45% do valor ao longo dos últimos três anos". Segundo o FT, o papel foi "atingido por resultados financeiros decepcionantes e preocupações sobre o enorme investimento necessário para desenvolver esses campos". A reportagem não cita eventual pressão política sobre a estratégia da empresa.
O diretor-presidente da Ecopetrol, Javier Gutiérrez, foi cauteloso ao avaliar os números. "Realmente, não se pode comparar porque a Petrobrás é um gigante em muitas frentes", disse ao FT. "O valor de mercado é simplesmente um reflexo da confiança que o mercado tem na Colômbia e na Ecopetrol". A estatal tem 80% do capital controlado pelo governo do presidente Juan Manuel Santos e é responsável por cerca de 80% da produção da commodity na Colômbia.
Apesar do movimento considerado "dramático" com as ações da maior empresa brasileira, o FT diz que investidores e analistas reconhecem que a derrubada do preço da ação da Petrobrás não se justifica pelos fundamentos da empresa.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui:

Ratings and Recommendations by outbrain