domingo, 23 de dezembro de 2012

#BOMBA! Agnelo Queiroz do PT contrata sem licitação Arquitetos estrangeiros para cuidar de Brasila.


Editorial O Globo: Um obscuro contrato do governo de Brasília




Por: O Globo 



Não há justificativa aceitável, sob todos os aspectos envolvidos na questão, para a decisão do governo de Brasília de entregar, sem concorrência pública, a uma empresa de arquitetura de Cingapura o planejamento estratégico da capital federal nos próximos 50 anos. Anunciada em outubro e já consolidada pelo governador Agnelo Queiroz (PT), com a contratação do escritório Jurong Consultants, a iniciativa foi recebida com indignação por associações de arquitetos brasileiras e internacionais. E não por razões corporativistas.
Não passa despercebida a ironia de Brasília - Patrimônio da Humanidade há 25 anos, por decisão da Unesco - ser um símbolo da excelência da arquitetura nacional, um legado, celebrado internacionalmente, da obra de Oscar Niemeyer e Lúcio Costa. O Brasil tem excelentes arquitetos e urbanistas, escritórios altamente capacitados - e certamente mais identificados culturalmente com a cidade - para planejar o futuro da capital.

Mas, se a opção por uma empresa estrangeira tivesse o propósito de marcar uma posição não xenófoba do governo - postura saudável -, a reserva de mercado poderia ser confrontada pelo crivo da competência, com a abertura de uma concorrência internacional que recebesse propostas de candidatos de todo o mundo, inclusive, se o desejasse, do escritório de Cingapura. Estaria, assim, preservada a transparência do processo, em vez de se consagrar um caminho opaco, delineado entre quatro paredes.

Também pelo ângulo financeiro inexiste explicação convincente para a dispensa de licitação em negócio de tal vulto. O governo brasiliense decidiu, sem buscar a saudável competição do mercado, desembolsar o equivalente a quase R$ 9 milhões para o chamado "Brasília by Cingapura", o projeto pelo qual o escritório contemplado planejará uma cidade aeroportuária, um polo logístico, um centro financeiro e a ampliação do polo industrial JK.

O empreendimento, que consumirá 18 meses de trabalho, terá implicações até 2060 na vida de uma cidade cuja população atual é de 2,5 milhões de pessoas. Não é empreitada que uma cidade contrate sem abrir o leque de opções, tanto para se definir por um projeto que mais se adeque às suas necessidades urbanísticas, quanto pela crucial obrigação de o poder público, dentro de suas responsabilidades, buscar o melhor preço na praça.

Por princípio, deve-se sempre ver com reservas operações milionárias fechadas com dispensa de licitação, instrumento eficaz contra dolos no âmbito da gestão pública. Mas o governador Agnelo Queiroz, personagem citado nas investigações em torno de Carlinhos Cachoeira, optou pela negociação obscura, mal explicada e de duvidosa valia para o futuro de Brasília e os cofres públicos.

Depois que Niemeyer morreu. o Governador contratou sem licitação uma empresa estrangeira para cuidar da arquitetura que já ficou velha demais. O contratinho foi de apenas 50 anos. Os Arquitetos brasileiros não prestam, o único bom foi o Comunistas morto. O negócio é importar. Assim como o PT está contratando sem licitação e concurso, 1.500 médicos Cubanos, já que os nossos não prestam. Esse contrato sairá mais barato, apenas 1 bilhão por ano.

2 comentários:

  1. E todo esse contrato sem licitacao vem nas pegadas do Mensalao que esta terminando e que cujos condenados ainda nao estao presos. Agnelo Queiros tem tanta certeza da impunidade que esta arriscando a desfazer o negocio e ainda perder o mandato a tapa porque se for esperar atitude de Dil-ma, esqueca. Essa atitude de tira-lo no tapa so vira da populacao consciente que esta passiva ha muito tempo diante de fatos tao graves. e dai? Vamos ou nao encarar esse outro canalha?

    ResponderExcluir
  2. Pois é. Eles estão aproveitando mesmo sabendo que poderão ser presos. Se fosse um ladrão de galinhas, já estava na cadeia esperando pelo julgamento. Já os políticos esperam roubando o dia da prisão. Vão ser presos mesmo. O negócio é roubar, principalmente sabendo que a chefa da quadrilha não fará nada contra.

    ResponderExcluir

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: