sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Conheça seu Candidato com a Internet



Por Maria Augusta Ribeiro
As eleições 2012 se aproximam, e quem já escolheu seu candidato tem uma ótima ferramenta para ajudar a conhecê-lo melhor: a internet. Pois todas as informações, boas ou ruins, uma hora aparecem no mundo virtual, então esta pode ser uma vantagem a favor do eleitor na hora de votar.
Usada como ferramenta informativa, a internet é útil e possibilita muitos veículos de comunicação, oficiais ou não, a tornar público escândalos econômicos, corrupção, ou alguma informação esquecida do candidato que o desabone nessas eleições.
Mas aonde encontrar boas e confiáveis informações? O internauta pode simplesmente colocar o nome do candidato num buscador como Google e Yahoo. Mas o primeiro e maior banco de dados é o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Lá encontrará a situação eleitoral do seu candidato, sabendo se ele está ou não apto a concorrer nessas eleições.
Se seu estado tem Tribunal de Justiça (TJ), vale a pena conferir se o escolhido tem ou não antecedentes criminais e cíveis; a certidão é online e gratuita.
Já no Tribunal de Contas da União (TCU) há a divulgação das contas irregulares ou não dos candidatos nos últimos 8 anos.
Algumas organizações como Divulga Candidatos, Voto Consciente e Muda Brasil reúnem informações úteis sobre os candidatos, como votar, e ainda dão publicidade a causas de corrupção.
Blogs e sites de combate à corrupção também são uma boa ferramenta para saber mais sobre a vida política do candidato, e se interar das novidades na legislação eleitoral usada.
Mídias sociais e páginas dos próprios candidatos também fornecem material de qualidade, e ainda podem informar sobre a agenda de campanha diária dos concorrentes.
Grandes e confiáveis veículos de comunicação, tipo jornais online, auxiliam na divulgação de notícias sólidas que, em época de campanha política, os candidatos expõem o lado ruim de seus adversários para ganhar mais eleitores.
E, o momento de prática da democracia mais importante que temos no país, o eleitor mais informado poderá decidir o futuro de um candidato pelo seu voto consciente. Fica a Dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: