segunda-feira, 23 de julho de 2012

LONDON 2012


Por Maria Augusta Ribeiro
E nem começaram os jogos olímpicos de Londres, que se iniciam no próximo dia 27 de julho, e os rumores de superfaturamentos e mal planejamentos financeiros assolam o país real.
É que recentemente uma comissão parlamentar reavaliou o orçamento estimado dos jogos olímpicos em 2007 e descobriu-se que os valores ultrapassam o orçamento estimado em 5 vezes.
Os jogos olímpicos e paraolímpicos de Londres 2012 foram estimados em 11 bilhões de euros em 2007 quando a capital foi escolhida. E num período onde a economia da zona do euro se encontra em crise, estes rumores tomaram proporções ainda maiores, onde empresários do setor hoteleiro temem por prejuízos.
Se não bastassem as turbulências econômicas da zona do euro e os rumores de superfaturamento, a Capital Economics realizou a publicação de um estudo que contabilizou os jogos olímpicos já realizados e o que eles efetivamente geraram para as nações que abrigaram os jogos, e o resultado não foi animador, pois somente  0,1% do PIB volta para o pais que sedia uma olimpíada.
Irritado com a reavaliação da comissão parlamentar e com a mídia, o secretario de esporte da rainha continua a afirmar que os jogos estão dentro do estimado, e que por isso o primeiro ministro David Cameron decidiu que o orçamento para cerimônia de abertura dos jogos fosse dobrada para ser um verdadeiro espetáculo.
Fazendo uma reflexão sobre o assunto, que atributos econômicos a Rio 2016 pretende gerar para o Brasil? O que a política de segurança fará para conter a violência na cidade que contrasta a beleza do mar carioca  com a insegurança vivida pelos moradores locais?
Se compararmos a economia, organização e pontualidade britânica ao Brasil, certamente teremos desvantagens grandiosas, já que o país real tem expertise nestes quesitos. E se fizermos outra comparação grosseira, quanto será que sairá do orçamento da nossa olimpíadas?
Também se espera um grande espetáculo no país tupiniquim em 2016, que desde a escolha do Rio para os próximos jogos exibe sua comitiva olímpica recheada de tratamento vip e que não dispensa hotel 5 estrelas. Vale a pena o cidadão ficar antenado aos orçamentos olímpicos e as comitivas olímpicas em 2016.

Maria Augusta escreve no blog belicosa.com.br todas as segundas, quartas e sextas. Acessem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: