sexta-feira, 27 de julho de 2012

A SUPER BIBLIOTECA MUNDIAL


Por Maria Augusta Ribeiro
BELICOSA
Esqueça tudo o que você sabe sobre bibliotecas e inspire-se em um ambiente interativo, multilíngue e que contribua com a maior quantidade de conteúdo cultural existente no mundo, tudo gratuito e via internet.
Idealizada em 2005 por James H. Billington 13 bibliotecário do congresso americano a biblioteca digital mundial é uma obra da UNESCO, que prioriza a adversidade cultural tendo como seu maior conteúdo disponível.
Com ambiente bacana a biblioteca dispõe de tantos conteúdos que todos podem ser acessados a qualquer tempo e em qualquer idioma, inclusive dialetos.
O que hoje nos parece um tema ordinário, já que existem inúmeras bibliotecas virtuais se transformou em foco para que o projeto desta biblioteca fosse operacionalizado de acordo com as ideia de James e isso exigiu um esforço conjunto da Unesco, Bibliotecas do Senado americano, Biblioteca alexandrina, Biblioteca Nacional do Brasil, Biblioteca nacional e arquivos do Egito e  Biblioteca nacional, estatal da Rússia dentre outras.
O idealizador do projeto exigiu muito dos que integraram esta o trabalho já que a ideia inicial da biblioteca fosse a veracidade de seu conteúdo e a diversifissidade dele.
Além da dimensão que tomou a construção desta biblioteca devemos destacar a importância do idealizador dela, Pois James não é um simples bibliotecário, ele e 13 profissional a ocupar o cargo, que é vitalício. Mesmo aos 83 anos James não pensa em parar ou diminuir as horas de trabalho e hoje esta a frente da Biblioteca Digital mundial que entrou em funcionamento em 2009. Acessem!
www.wdl.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se não Compartilhar, poucos saberão!!!




Curta, comente e compartilhe no FaceBook e apareça aqui: